dieta da fruta

Fazer a dieta da fruta emagrece? Funciona ou faz mal para a saúde? Veja dicas

A dieta da fruta é uma alternativa para quem deseja perder peso rapidamente, ou seja, é um plano emergencial em que é possível emagrecer de forma imediata, mas não necessariamente duradoura. Um ponto positivo é o incentivo ao consumo de frutas, que são fontes de vitaminas, minerais e fibras importantes para o organismo. Além disso, frutas possuem poucas calorias, também nos fornecem água, têm sabor bastante agradável e uma grande variedade.

Dieta das frutas: contraindicações
No entanto, a dieta da fruta só deve ser seguida por pessoas completamente saudáveis, que não tenham nenhum tipo de problema de saúde ou estejam em tratamento. Na dieta das frutas você não pode comer carboidratos, hortaliças, leguminosas e nem gorduras. Apenas frutas e proteínas, o que pode ser bastante prejudicial para algumas pessoas.

Outras desvantagens
É uma dieta muito restritiva, com poucas calorias, ou seja, é possível que cause tonturas, fraquezas, cansaço e indisposição, já que o fornecimento de energia é insuficiente para o bom funcionamento do organismo. Caso ocorram qualquer um dos sintomas mencionados acima, é importante suspender a dieta e retornar a alimentação normal.

dieta da fruta

Com a dieta, é possível perder peso rapidamente, mas além de gordura, perde-se massa muscular. Isso pode deixar o metabolismo mais lento, e com o passar do tempo, dificultar a perda de peso e ainda favorecer a recuperação do peso perdido mais rapidamente.

Neste tipo de plano alimentar ocorre a exclusão de alguns grupos de alimentos, como é o caso dos carboidratos, hortaliças, leguminosas e gorduras. Os carboidratos são responsáveis por nos fornecer energia e sua deficiência pode ocasionar fraqueza e tontura. Já as leguminosas são fontes de aminoácidos e proteínas essenciais ao nosso organismo. As gorduras também devem fazer parte da nossa alimentação diária, já que são responsáveis pela produção de determinados hormônios e pelo transporte de vitaminas lipossolúveis.

Exemplo de cardápio
É aconselhável que essa dieta seja seguida por no máximo 10 dias.

Café da manhã: 2 porções de frutas.

Almoço: 2 porções de frutas e uma porção de proteína (filé de peixe, filé de frango, bife grelhado, ovo cozido ou atum.)

Lanche da tarde: 2 porções de frutas.

Jantar: 2 porções de frutas e uma porção de lácteo (3 fatias de mussarela light, 2 iogurtes desnatados, 2 copos de leite desnatado ou 50 gramas de queijo branco ou ricota light).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *